Na sexta-feira (23), o Teatro Nacional Cláudio Santoro recebe, às 19h30, a terceira edição do Comédia Drag, com participação gratuita da icônica Silvetty Montilla, referência na arte drag e no humor de improviso no Brasil. No mesmo dia, o espetáculo Há Vagas Para Moças de Fino Trato – Experimento Final encerra sua temporada no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga, em sessões exclusivas para estudantes da rede pública, trazendo à cena um texto clássico de Alcione Araújo em nova montagem dirigida por Cléber Lopes.
Já no sábado (24), a Vila Cobra Coral (813 Sul) recebe a primeira edição do Encontro Bem-Viver, das 9h30 às 20h, com atividades gratuitas de capoeira, samba de roda e teatro popular, além do lançamento da Associação Território Cultural Espaço Inventado, sendo um marco na luta por reconhecimento e permanência dos territórios culturais do DF.
No domingo (25), o Cine Brasília exibe gratuitamente o filme Desmemórias, do Coletivo Teatro do Instante, que aborda a demência a partir da história de Narcisa, com direção de Armando Fonseca. A obra, sensível e poética, propõe uma reflexão sobre afeto, memória e vínculos familiares. Ao longo do fim de semana, o espetáculo-instalação Carrego O Que Posso, Faço Quintal Onde Dá também inicia sua circulação por escolas públicas e museus do DF, resgatando, por meio do teatro de objetos, as histórias invisibilizadas de mulheres pioneiras na construção de Brasília. E muito mais.
Espetáculo “Há Vagas Para Moças de Fino Trato”
O Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga recebe, encerra nesta sexta-feira (23), o espetáculo Há Vagas Para Moças de Fino Trato, de Alcione Araújo, em sessões exclusivas para estudantes da rede pública. Com direção de Cléber Lopes, a peça escrita em 1974 ganha nova leitura ao abordar conflitos sociais e políticos vividos por três mulheres. A programação inclui bate-papos e material didático, promovendo reflexão crítica entre os jovens.
Silvetty Montilla é atração do Comédia Drag no Teatro Nacional
Ícone da arte drag e do humor de improviso no Brasil, Silvetty Montilla é a convidada especial da terceira edição do Comédia Drag, que acontece também nesta sexta-feira (23), às 19h30, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, com entrada gratuita.
Com 36 anos de carreira, Silvetty é referência na cena LGBTQIA+ e pioneira na comédia stand-up, conhecida por seu carisma, irreverência e bordões icônicos. O projeto, realizado pelo coletivo Distrito Drag, busca valorizar a arte drag por meio do riso e já recebeu nomes como Frimes, Desirée Beck e Valentinni. Os ingressos estarão disponíveis a partir de 21 de maio, às 9h, pelo link divulgado no Instagram do Distrito Drag (@distritodrag).
Música no Clube do Choro
A cantora, compositora e atriz Dani Machado apresenta seu álbum autoral Ela é Assim nesta sexta-feira, às 20h30, no Clube do Choro de Brasília. O projeto conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF). Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 40 (meia solidária mediante doação de 1 kg de alimento)
Teatro gratuito

Após uma temporada prolongada em Ceilândia, o grupo Cia. Barril leva o espetáculo Eternos para novas regiões do DF: Recanto das Emas, Gama, Taguatinga e Samambaia. A montagem aborda os reflexos da adolescência na vida adulta e inicia neste sábado (24), às 20h, no CEU das Artes do Recanto das Emas.
Todas as sessões serão únicas, com entrada gratuita e recursos de ibilidade, incluindo interpretação em Libras e audiodescrição. O projeto conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).
Encontro Bem-Viver – Vila Cobra Coral
O Encontro Bem-Viver estreia também no sábado, na Vila Cobra Coral (813 Sul), com uma programação gratuita que vai das 9h30 às 20h, celebrando a cultura popular, a ancestralidade e a força dos territórios vivos do Distrito Federal. A primeira edição marca o aniversário da Vila e o lançamento da Associação Território Cultural Espaço Inventado, dois momentos simbólicos na luta por reconhecimento e permanência. O projeto terá quatro encontros com atividades de capoeira, samba de roda e teatro popular, fortalecendo a conexão entre tradição, arte e coletividade em espaços de resistência como a Vila Cobra Coral e a Vila Telebrasília.
Exposição móvel
Nos dias 24 e 25 ocorre também a segunda edição do evento interacao corpo/som no centro cultural de Samambaia, das 14h às 22h. A mostra conta com uma exposição itinerante a bordo do ônibus Mr. Truque, que traz instalações e performances de artistas locais. Além disso, haverá uma tenda dedicada à realização de mesas de debate, oficinas e uma feira com expositores da região.
Cine Brasília recebe filme Desmemórias

O Cine Brasília exibe gratuitamente no domingo (25), o filme Desmemórias, produção brasiliense do Coletivo Teatro do Instante com direção de Armando Fonseca. Ambientado na capital, o longa narra a história de Narcisa, mulher que enfrenta a demência e revela como o afeto resiste mesmo quando a memória falha. Inspirado em vivências reais da atriz Rita de Almeida Castro, o filme propõe uma reflexão sensível sobre esquecimento, vínculos familiares e o tempo, tendo Brasília como cenário simbólico. O projeto inclui sessões para escolas públicas e oficina de interpretação para jovens da rede pública.
Outras opções de lazer
No Museu Nacional da República, segue em cartaz a mostra “Mulheres artistas: acervo em expansão”, com curadoria de Fran Favero. O museu funciona das 9h às 18h30.
Para quem prefere atividades ao ar livre, o Zoológico e o Jardim Botânico oferecem entrada gratuita aos domingos. Já o Planetário de Brasília recebe o público todos os dias, das 13h às 19h, com a atração Viagem na Via Láctea.