Ouça a Rádio BdF

Manoel Ramires

Chefes de família, mulheres trabalham mais e são vítimas de violência doméstica

Experiência com 20 anos na área de comunicação como jornalista, redator, produtor, assessor de imprensa e assessor político, desenvolvendo a identi...
Vereadora realiza ação no centro da cidade para alertar sobre o tema

Dentro das ações relativas ao Dia Internacional da Mulher, a vereadora Camilla Gonda (PSB) realizou uma ação no calçadão da Rua XV, no Centro de Curitiba-PR. Ela alertou para a violência contra as mulheres.

A cada hora uma mulher é vítima de violência doméstica em Curitiba, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). São mais de 3.800 casos de violência doméstica registrados na capital paranaense entre janeiro e maio de 2024.

Não confunda agressão com amor”: “Não é vergonha pedir ajuda”; “Mulher, não se cale”, destacou a vereadora.

Além da violência, as mulheres sofrem com desigualdade salarial e desemprego. O Boletim do DIEESE mostra que “as mulheres continuam com as maiores taxas de desemprego, os menores salários e ainda acumulam tarefas domésticas, incluindo atividades relacionadas aos cuidados de outras pessoas”.

Hoje em dia, as mulheres são responsáveis por 52% dos domicílios. Ainda recebem cerca de 22% menos que eles. “Entre diretores e gerentes, a diferença de remuneração entre homens e mulheres foi de R$ 3.328, o que equivale a cerca de R$ 40 mil, em um ano”.

Outro dado: Por ano, as mulheres gastam o equivalente a 21 dias a mais que os homens trabalhando em tarefas domésticas.

BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja *
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.

Veja mais