Há 25 anos, na madrugada fria de domingo, no dia 22 de maio do ano 2000, aconteceu a ocupação de trabalhadores desempregados em uma antiga fábrica no Rio Grande do Sul.
A partir dessa ação direta que reivindicava mais empregos, foi criado o Movimento de Trabalhadores Desempregados (MTD) que ao ar dos anos com a melhora da oferta de empregabilidade, nacionalizou-se com um novo nome: Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos. Hoje, a luta pelos direitos à uma vida digna e justiça social são os principais motivadores da militância do MTD.
Neste sábado (17), o movimento celebra em Curitiba o aniversário de 25 anos do Movimento. A comemoração acontece junto à formação dos Agentes de Educação Popular em Saúde (AgPopSUS). Durante a manhã, acontece a programação normal do curso e, no período da tarde, festividades com espaço cultural e comida boa. A configuração do dia nos traz às raízes do MTD, com compartilhamento de saberes, indignação e principalmente, a união e organização coletiva.
O evento é realizado pelo MTD junto às organizações parceiras construídas ao longo da jornada, como as comunidades de atuação do movimento (Graciosa, Nova Esperança e Portelinha), as Promotoras Legais Populares (PLPs), CEFURIA, Movimento de Catadoras e Catadores de Recicláveis, Revolução Socialista, Brasil de Fato, Frente Tarifa Zero Curitiba, Rede Mandala, Núcleo Psico-Comunitário Juliano Moreira, Ekoa, BrCidades, Observatório das Metrópoles, Núcleo Periférico, Marmitas da Terra, artistas populares, entre outras organizações e mandatos que estão ao nosso lado nas trincheiras de luta, e também nos momentos de celebração.
Serviço:
Aniversário de 25 anos do MTD
17 de maio – sábado
A partir das 15 horas
Escola de Saúde Pública do Paraná – Rua Dante Romanó, 120, Tarumã – Curitiba/PR.
Confira mais detalhes no perfil: https://www.instagram.com/mtd.pr/