Em continuidade à mobilização iniciada em março, os servidores e servidoras da carreira de Assistência Social do Distrito Federal realizarão nova assembleia geral no dia 27 de maio, com paralisação de 24 horas. A reunião será realizada às 9h, na Câmara Legislativa e reunirá trabalhadores e trabalhadoras lotados nas Secretarias da Mulher, de Justiça e de Desenvolvimento Social, além de aposentados e pensionistas.
A convocação é feita pelo Sindicato dos Servidores e Empregados da Assistência Social e Cultural do Governo do Distrito Federal (Sindsasc), que denuncia tratamento discriminatório por parte do Poder Executivo do DF . Segundo a entidade, a luta atual busca o reconhecimento e valorização dos profissionais, além de garantir direitos que têm sido ignorados.
O sindicato também critica a publicação da Ordem de Serviço nº 3, de 07 de maio de 2025, divulgada no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (19). Embora apresentada como uma norma para regulamentar a compensação das horas não trabalhadas durante a última greve, o Sindsasc observa que o “objetivo principal é intimidar a categoria a não prosseguir em luta por suas justas reivindicações. Não é por acaso que foi divulgada uma semana antes da assembleia geral marcada para 27 de maio e, evidentemente, será tema de discussão na própria assembleia”, destaca a nota do sindicato.
A Ordem estabelece regras que, de acordo com a categoria, não foram acordadas com os trabalhadores, como o trabalho aos sábados e pontos facultativos, além de ampliar o poder da istração sobre o tema, o que tem gerado forte indignação entre os servidores.
Entre as principais pautas está a implementação da Gratificação de Habilitação, além da exigência de que o governo cumpra o compromisso firmado ao final da última greve, que inclui a realização de concurso público para recompor o quadro de profissionais da área.
Os servidores também reivindicam um cronograma de reforma e reconstrução das unidades da assistência social, que, segundo o sindicato, enfrentam condições precárias de funcionamento.