A maior parte dos integrantes do grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro que foi ao ato em apoio ao ex-presidente e hoje inelegível no último domingo (25), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), ignora a realidade: 88% deles afirmam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi o vencedor da disputa eleitoral de 2022.
Os dados são do Monitor do Debate Político no Meio Digital, vinculado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), que ouviu 575 pessoas que participaram da manifestação. A equipe da pesquisa esteve na Avenida Paulista entre 13h30 e 17h do último domingo.
"Acredita que foi Bolsonaro, e não Lula quem de fato ganhou a eleição para presidente em 2022?", foi uma das perguntas feitas aos entrevistados. Enquanto 88% responderam "sim", outros 8% disseram "não", e 4% afirmaram não saber.
Em outra questão apresentada aos participantes da mobilização, 94% disseram "sim" ao responder à pergunta "Os excessos e perseguições da Justiça caracterizam a situação atual como uma ditadura">