Ouça a Rádio BdF

Como funciona o incentivo a pesquisas científicas no Brasil ?

Editais são comuns, embora há tempos não aconteçam por conta dos cortes

Editais são comuns, embora há tempos não aconteçam por conta dos cortes

Diante de muitos retrocessos do atual governo federal, a medida do corte de 30% dos investimentos para educação é uma das mais preocupantes no cenário brasileiro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o corte irá impactar todas as universidades e institutos federais do Brasil e uma redução abrupta como esta coloca em risco muitas pesquisas científicas e financiamentos estudantis.

O Brasil de Fato foi às ruas e recebeu a pergunta de Henrique Matheus, de 24 anos. "Eu quero saber como o estado apoia os cientistas e suas pesquisas no Brasil, como funciona esse apoio inclusive financeiramente?”.

Dyane Brito Reis  professora e pesquisadora de o e Permanência de Jovens das Comunidades Negras no Ensino Superior da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), responde:

“O apoio a pesquisa no Brasil é feito de duas formas: uma são os editais de fomento a pesquisa como o CNPq, a CAPES. As fundações de amparos estaduais fazem editais de apoio à pesquisa e em geral esses editais são por áreas do conhecimento. Há alguns editais que são temáticos, então, acontece de ter um edital sobre a saúde da população negra, por exemplo, ou acontece de ter um edital voltado exclusivamente para as engenharias. O  pesquisador concorre a um edital desse tipo e em geral esses editais preveem alguns tipos de despesas, um que são bolsas para atuarem naquela pesquisa, há despesas de custeio que é uma parte deste financiamento utilizado para comprar um material de consumo e há também despesas de capital em muitos editais. Esses editais são muitos comuns embora faz tempo que eles não tem acontecido por conta dos cortes que tem havido e agora possivelmente não haja”.

“A outra forma de financiamento são as bolsas de iniciação científica e as bolsas de pós-graduação. Essas bolsas são enviadas para as universidades que fazem processos seletivos. Professores encaminham projetos, em geral, as pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação selecionam projetos que recebem bolsa de iniciação científica”.

“Em geral, são esses os tipos, os editais é uma forma mais completa de financiamento das pesquisas. Esses são os financiamentos do governo federal e dos estados para as pesquisas nas universidades. Obviamente, , há outros tipos de financiamento, vinculados mais as empresas privadas”.
 

BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja *
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.

Veja mais